UEPB - Repositório Digital

Construção do conceito de números inteiros a partir de uma sequência didática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Otávio José Silva
dc.date.accessioned 2017-09-28T17:06:33Z
dc.date.available 2017-09-28T17:06:33Z
dc.date.issued 2017-08-16
dc.identifier.other CDD 512.72
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14685
dc.description SOUSA, O. J. S. Construção do conceito de números inteiros a partir de uma sequência didática. 2017. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem o objetivo de investigar o processo de aprendizagem do conceito de Números Inteiros a partir de uma sequência didática. Foram realizados encontros em sala de aula com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada da cidade de Campina Grande, Paraíba. Observamos, através de uma abordagem qualitativa e de caráter interpretativo, as opiniões, os registros nas atividades, os conhecimentos prévios, os erros e os conceitos atitudinais que fazem parte do processo de aprendizagem dos sujeitos de pesquisa de acordo com os estudos das Situações Didáticas difundida por Guy Brousseau. Pretendeu-se, a partir deste, responder ao seguinte questionamento: Como podemos construir o conceito de Números Inteiros com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental a partir de uma Sequência Didática? Com base nesse estudo, entendemos que todo aluno tem um saber matemático dentro de si, devemos induzi-lo a tornar isso explícito de acordo com o meio em que está inserido, tornando professor e aluno atores em um contexto de aprendizagem. Com isso, o êxito da nossa abordagem só foi possível por meio do envolvimento dos alunos nas atividades discutidas ao longo da pesquisa de forma autônoma, o que nos trouxe resultados surpreendentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria José Neves de Amorim Moura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Números inteiros pt_BR
dc.subject Situações didáticas pt_BR
dc.title Construção do conceito de números inteiros a partir de uma sequência didática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta