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O presente trabalho tem o objetivo de investigar o processo de aprendizagem do conceito de Números Inteiros a partir de uma sequência didática. Foram realizados encontros em sala de aula com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada da cidade de Campina Grande, Paraíba. Observamos, através de uma abordagem qualitativa e de caráter interpretativo, as opiniões, os registros nas atividades, os conhecimentos prévios, os erros e os conceitos atitudinais que fazem parte do processo de aprendizagem dos sujeitos de pesquisa de acordo com os estudos das Situações Didáticas difundida por Guy Brousseau. Pretendeu-se, a partir deste, responder ao seguinte questionamento: Como podemos construir o conceito de Números Inteiros com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental a partir de uma Sequência Didática? Com base nesse estudo, entendemos que todo aluno tem um saber matemático dentro de si, devemos induzi-lo a tornar isso explícito de acordo com o meio em que está inserido, tornando professor e aluno atores em um contexto de aprendizagem. Com isso, o êxito da nossa abordagem só foi possível por meio do envolvimento dos alunos nas atividades discutidas ao longo da pesquisa de forma autônoma, o que nos trouxe resultados surpreendentes. |
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