Resumo:
Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma sequência didática usando a tecnologia da Realidade Aumentada (RA) em uma metodologia para o Ensino de Geometria Espacial. Através dos aplicativos Google Sketchup e Aumentaty Author, nosso objetivo é “trazer as figuras geométricas para o ambiente do aluno” assim tentando aumentar o seu interesse para com a aprendizagem do componente que já é bem defasado no Ensino básico. Começamos falando sobre dificuldades acerca do ensino-aprendizagem da Geometria Espacial na Educação Básica, depois discutimos acerca dos aplicativos que utilizamos e do funcionamento da RA, bem como planejamos usa-la em nossa sequência didática. Após isso, descrevemos a sequência didática de Geometria Espacial para o Ensino Básico e falamos sobre potencialidades acerca dela. Por fim, realizamos uma oficina com professores de Matemática em formação, da qual extraímos suas opiniões sobre o uso do ferramental em sala de aula para ministrar este componente. Tivemos resultados bastante positivos, como a agilidade de construção de objetos durante a aula, que nos ajudou a repensar alguns pontos da nossa construção.
Descrição:
SANTOS JÚNIOR, R. J. dos. Utilizando a realidade aumentada em uma metodologia para o ensino de Geometria Espacial voltada ao ensino básico. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.