Resumo:
O estágio é um lugar rico e cheio de surpresas, ideias e desafios. A aprendizagem, a troca de experiência, é se deparar com dilemas na construção da identidade pessoal do profissional. É interessante destacar o quanto a ênfase nesta discussão pontua a necessidade de se considerar que rever as práticas educativas desenvolvidas na escola parece ser, então, a grande meta da contemporaneidade. O espaço da sala de aula é um lugar privilegiado, onde se encontram professores e alunos com oportunidade de aprender e ensinar aos que participam de ambientes sociais diversificados que necessitam estabelecer uma convivência, compartilhar ideias e troca de experiências. Nesse processo o aluno entra em contato com a prática de estabelecer relação entre teoria e prática, desenvolvendo o processo de ensino aprendizagem. O objetivo do trabalho foi mostrar a importância dos estágios realizados, bem como seus desafios, formas de melhorar a dinâmica da didática em sala de aula, aulas experimentais, atividades extras e refletir sobre os dilemas e desafios, vivenciados no estágio curricular do curso de química, a fim de discutir e destacar o papel na formação do docente, visto que possibilita ressignificar os saberes, reflexões sobre a profissão da docência e a construção de sua identidade.
Descrição:
SANTOS, J. F. dos. O processo de ensino e aprendizagem: Desafios e vivências realizadas durante o estágio curricular no curso de Química. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.