UEPB - Repositório Digital

Dificuldades de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio no conteúdo de Estequiometria

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mendonça, Sara Costa
dc.date.accessioned 2017-09-28T17:13:09Z
dc.date.available 2017-09-28T17:13:09Z
dc.date.issued 2017-08-14
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14701
dc.description MENDONÇA, S. C. Dificuldades de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio no conteúdo de Estequiometria. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A estequiometria é um dos conteúdos da Química que trata sobre o cálculo utilizado para medir a quantidade de determinadas substâncias químicas, como também estuda as proporções dos elementos envolvidos numa reação química. O estudo dessa matéria é de extrema importância na educação básica, pois todos os conteúdos de Química farão o uso de equações químicas e de cálculos provenientes da estequiometria, como também pelo fato de está presente em diversas situações do cotidiano do aluno. No entanto, inúmeras pesquisas têm revelado que os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem neste conteúdo, que tem relação com o grau de abstração e transição entre os níveis de representação da matéria; a grandeza da constante de Avogrado; a confusão entre mol/quantidade de matéria/constante de Avogrado/massa molar e as dificuldades no manejo de técnicas matemáticas. Diante destas questões, este trabalho de pesquisa teve como objetivo diagnosticar as causas das dificuldades de aprendizagem no Ensino de Estequiometria com alunos do 1º ano do ensino médio de uma Escola Publica da cidade de Campina Grande-PB. Tratando-se de um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 20 alunos. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários mistos. Os dados foram expressos em gráficos elaborados no excel, como também foram extraídas algumas falas representativas dos sujeitos para análise na pesquisa. Os resultados revelam que os estudantes em sua grande maioria, sentiram dificuldades na aprendizagem deste conteúdo, o que ficou evidenciado nas questões específicas (conceituais) aplicadas e no questionário de opinião, tornando-se necessário que os professores possam pensar em novas estratégias pedagógicas que ajudem a minimizar as dificuldades enfrentadas no ensino deste conteúdo na educação básica. Assim, a aprendizagem de química não é simplesmente introduzir conceitos, mas também proporcionar aos alunos a reflexão das ideias apresentadas por eles. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estequiometria pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Dificuldades de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio no conteúdo de Estequiometria pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta