Resumo:
A educação para o exercício da cidadania vem sendo defendida por muitos pesquisadores nos dias atuais, o que exige da escola que esta proporcione um ensino de Química para a promoção da alfabetização científica. Tal necessidade surge para que os alunos se apropriem do conhecimento científico de forma autônoma, crítica, construtiva e reflexiva e compreenda diversos aspectos que estão relacionados a ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Um dos conteúdos que estão ligados ao enfoque CTSA é o estudo da Eletroquímica que tem relação com a contaminação dos metais pesados a partir do descarte de pilhas e baterias no Meio Ambiente. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma proposta didática de Ensino para conteúdo de eletroquímica com alunos do 2° ano de uma escola pública do Município de Queimadas-PB a partir do tema gerador ‘Metais Pesados e o descarte de Pilhas e Baterias no Meio Ambiente’. Trata-se de uma pesquisa ação de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 33 alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Queimadas-PB. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários contendo questões de múltipla escolha e objetivas. Os dados das questões fechadas foram representados em gráficos. Já para as questões abertas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Em seguida todos os dados foram discutidos e articulados com o referencial teórico em estudo. Os resultados revelam que os estudantes avaliaram de forma positiva a proposta didática, os recursos didáticos e a metodologia empregada, enfatizando que as aulas contribuíram na melhoria do estudo da eletroquímica a partir do tema gerador trabalhado.
Descrição:
COSTA, A. P. D. da. O estudo de metais pesados a partir do descarte de pilhas e baterias no meio ambiente: Avaliação de uma proposta didática para alunos do Ensino Médio. 2015. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.