Resumo:
A Educação Inclusiva, através de suas propostas de inclusão para o acesso e a permanência do aluno no Ensino Regular, ganha espaço e desperta interesse por parte da sociedade ao longo dos anos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) garante a educação como direito de todos indistintamente. A escola deve promover a aprendizagem a seus alunos. No Ensino de Ciências, o grande desafio é incluir os excluídos no meio educacional, para tanto é necessário que os educadores busquem diferentes estratégias de ensino, que permita o acesso ao ensino de modo geral, contemplando os horizontes conceituais dos educandos, e permitindo a construção e significação cientifica pelos mesmos. Neste trabalho procuramos traçar um perfil dos professores de ciências que atuam na cidade de Alagoa Nova – PB, objetivando analisar as concepções e contribuições dos mesmos para com a Educação Inclusiva. Participaram da pesquisa 11 professores. Para esta, utilizou-se um questionário, com 09 questões relativas ao perfil dos professores. O tratamento dos dados foi realizado através de análises estatísticas. Os resultados obtidos nos levam a conhecer o pensamento inclusivo dos professores, e refletir sistematicamente acerca da real efetivação da Educação Inclusiva. Sobretudo, é necessário romper algumas barreiras. Estas se referenciam principalmente ao despreparo dos professores, rigidez curricular, as práticas avaliativas e as condições de acesso e permanência do aluno em sala de aula.
Descrição:
FERNANDES, C. R. S. Concepções dos professores de Ciências da cidade de Alagoa Nova - PB sobre o tema Educação Inclusiva. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.