dc.description.abstract |
Os temas geradores como uma proposta no método de ensino são inseridos como uma possibilidade de um ensino mais significativo, além de um pensamento critico por parte do educando. Os temas geradores ocasionam a discussão, investigação e geração de novos conhecimentos que são interpretados e representados pelos indivíduos, envolvendo situações da realidade que são aprendidos e refletindo na ocupação da consciência do aprendiz. Neste sentido, o presente trabalho aborda uma proposta didática baseada na teoria de David Ausubel no ensino de conceitos de química sobre oxirredução, visando à aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho é proporcionar uma proposta didática baseada na teoria significativa podendo contribuir na formação cientifica e conscientização dos alunos sobre a problemática existente. O estudo foi feito durante a realização de um mini curso a estudantes de graduação do curso de licenciatura plena em química da Universidade Estadual da Paraíba. Trata-se de uma metodologia de natureza quanti-qualitativa. Foram analisados os conhecimentos prévios dos alunos, e a partir daí, mostrar um material eventualmente significativo, possibilitando o desenvolvimento maior dos alunos no processo de ensino aprendizagem. A importância dessa pesquisa constata-se, pois buscou levar os alunos a refletir e aprender os conceitos básicos da área de conhecimento, percebendo a relevância das colorações capilares relacionadas à qualidade de vida deles. Também possibilitando uma autonomia na busca de novos conhecimentos. De acordo com a pesquisa observou-se que os discentes atribuem aceitação ao tema gerador, ferramentas e metodologias utilizadas pelo professor pesquisador, ocasionando melhor com- preensão dos conhecimentos, também possibilitando ao aprendiz uma visão critica de suas ações. |
pt_BR |