Resumo:
Manter-se competitivo no universo de milhares de microempreendedores individuais do segmento de fabricação de bijuterias em um cenário mercadológico cada vez mais competitivo e exigente é algo fundamental. Nesse contexto, o planejamento estratégico surge como um diferencial competitivo para as microempresas, uma vez que definirá o rumo a ser seguido por elas, objetivando um maior grau de interação delas com o ambiente que as mesmas estão inseridas. Diante disso, este trabalho teve por objetivo a realização do planejamento estratégico de uma microempresa individual de bijuterias e acessórios. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre planejamento estratégico e sobre uma metodologia de elaboração do mesmo. Por fim, o conhecimento adquirido foi aplicado na realização do planejamento estratégico da empresa de acordo com a metodologia estudada. Constatou-se que para a adoção de uma metodologia de planejamento estratégico, no contexto da microempresa estudada, pequenas adaptações foram necessárias e que o planejamento pode sofrer atualizações após ter sido elaborado.
Descrição:
MEDEIROS, J. K. A. dos S. Planejamento estratégico: estudo de caso da empresa Jamilly Karen Acessórios. 2016. 26 fls. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Ciências Contábeis, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.