Resumo:
Esta pesquisa como tem objetivo principal identificar a percepção dos discentes do Curso de Graduação em Administração, em relação às disciplinas da área de Contabilidade em três instituições de ensino superior, no Município de Campina Grande - PB. Sobre a metodologia, o estudo envolveu uma avaliação quantitativa em que foram aplicados questionários estruturados, de uma amostra envolvendo 111 graduandos em Administração para identificar a percepção discente em relação ao ensino de Contabilidade. Foram utilizadas as seguintes técnicas de análise dos dados: análise fatorial e estatística descritiva. Os principais resultados evidenciaram como adequado o modelo com 36 variáveis para mensurá-las após os testes de KMO, Esfericidade de Barllet, que indicaram grau satisfatório de ajuste e confiabilidade dos dados e, portanto, foi submetida à análise fatorial, com aproximadamente 67% de variância total, considerada aceita e explicada em 10 dimensões. Deste modo foi possível concluir que a monitoria não foi fundamental no processo ensino aprendizagem dos discentes, assim como a metodologia adotada pelos docentes não se evidenciou adequada. Mesmo assim foi constatado que as disciplinas de contabilidade fazem toda diferença na formação do discente de graduação em administração, mesmo que as identifiquem complexas, são muito úteis para sua formação, possuem também forte relação às demais disciplinas do curso, fazendo com que os conhecimentos em contabilidade possibilitem ao administrador manipular melhor os dados e análises obtida da empresa, entendendo suas características e obtendo domínio tanto em nível prático quanto teórico.
Descrição:
OLIVEIRA, I. G. V. Percepção dos discentes do curso de graduação em administração em relação às disciplinas da área de contabilidade. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]