Resumo:
Este trabalho trata de um tema que auxilia o professor em suas atividades, que é a utilização de jogos em sala de aula. Com eles as aulas podem ficar mais divertidas e participativas, e o mais importante é que o aluno aprende brincando. Utilizamos nesta pesquisa o jogo ASMD (jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão) que tem como o objetivo principal analisar o desempenho dos alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental ao utilizar o jogo, que envolve as quatro operações. Realizamos a aplicação do jogo em uma pesquisa de campo em três aulas, com o propósito de verificar se o citado jogo pode ajudar ou facilitar o ensino da matemática na sala de aula, em conceitos já estudados ou fixação de cálculo. O resultado obtido foi significativo de modo que o jogo superou a expectativa da proposta inicial do trabalho. Enfim, com essa metodologia aumenta o interesse dos alunos pela matemática e melhora o ensino-aprendizagem nesta disciplina.
Descrição:
NASCIMENTO, J. dos S. O uso do jogo ASMD no Ensino de Matemática nos anos finais do fundamental. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.