dc.contributor.author |
Araújo, Lidiane Gomes de |
|
dc.date.accessioned |
2017-10-04T15:30:26Z |
|
dc.date.available |
2017-10-04T15:30:26Z |
|
dc.date.issued |
2017-02-24 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.36 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14769 |
|
dc.description |
ARAÚJO, L. G. de. Construção e avaliação de uma sequência didática para o ensino de Química a partir do tema gerador plantas fitoterápicas. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta os resultados da avaliação de uma proposta didática aplicada com alunos de uma escola pública da cidade de Campina Grande – PB. A proposta foi realizada no contexto de uma horta escolar constituída por plantas medicinais, durante as ações do PIBID. A construção dessa horta e das atividades realizadas durante o percurso da proposta didática teve como objetivo promover o conhecimento científico de conteúdos de química, como também, promover a conscientização frente à preservação do meio ambiente, buscando causar estímulo nos alunos a realizarem atividades práticas no aprendizado em química, mostrando a importância, as causas e efeitos das plantas fitoterápicas, como também alertar os indivíduos acerca do perigo da automedicação. O estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação, de natureza quali-quantitativa. Para analisar a proposta didática, foi aplicado um questionário de avaliação com os sete alunos envolvidos no projeto. Os resultados revelam que o projeto atingiu os objetivos com êxito, mostrando-se relevante a utilização de atividades dessa natureza, como também se apresentou com uma proposta promissora que contribuiu no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes para a construção de conceitos químicos a partir do tema gerador trabalhado. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Thiago Pereira da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Horta escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Plantas fitoterápicas |
pt_BR |
dc.title |
Construção e avaliação de uma sequência didática para o ensino de Química a partir do tema gerador plantas fitoterápicas |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |