UEPB - Repositório Digital

Construção e avaliação de uma sequência didática para o ensino de Química a partir do tema gerador plantas fitoterápicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Lidiane Gomes de
dc.date.accessioned 2017-10-04T15:30:26Z
dc.date.available 2017-10-04T15:30:26Z
dc.date.issued 2017-02-24
dc.identifier.other CDD 371.36
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14769
dc.description ARAÚJO, L. G. de. Construção e avaliação de uma sequência didática para o ensino de Química a partir do tema gerador plantas fitoterápicas. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta os resultados da avaliação de uma proposta didática aplicada com alunos de uma escola pública da cidade de Campina Grande – PB. A proposta foi realizada no contexto de uma horta escolar constituída por plantas medicinais, durante as ações do PIBID. A construção dessa horta e das atividades realizadas durante o percurso da proposta didática teve como objetivo promover o conhecimento científico de conteúdos de química, como também, promover a conscientização frente à preservação do meio ambiente, buscando causar estímulo nos alunos a realizarem atividades práticas no aprendizado em química, mostrando a importância, as causas e efeitos das plantas fitoterápicas, como também alertar os indivíduos acerca do perigo da automedicação. O estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação, de natureza quali-quantitativa. Para analisar a proposta didática, foi aplicado um questionário de avaliação com os sete alunos envolvidos no projeto. Os resultados revelam que o projeto atingiu os objetivos com êxito, mostrando-se relevante a utilização de atividades dessa natureza, como também se apresentou com uma proposta promissora que contribuiu no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes para a construção de conceitos químicos a partir do tema gerador trabalhado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Horta escolar pt_BR
dc.subject Plantas fitoterápicas pt_BR
dc.title Construção e avaliação de uma sequência didática para o ensino de Química a partir do tema gerador plantas fitoterápicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta