Resumo:
O presente artigo pretende analisar quais as concepções que permeiam as aulas de
gramática observadas durante o período do estágio supervisionado, e quais suas
implicações, com enfoque na prática do professor de língua portuguesa. Baseamonos
nas teorias e pesquisas de Possenti (1996), Neves (2004), Antunes (2007) e
Travaglia (2009), além de outros pesquisadores, como também nos Parâmetros
Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM, 2000) e nas Orientações
Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006). Para isso, foram observadas dez
horas-aula de gramática, na turma do 3° ano da EJA, no segundo semestre do ano
letivo 2011, entre os dias vinte seis de setembro ao dia dezessete de outubro, no
Centro Educacional Raul de Freitas Mouzinho, escola situada na cidade de
Guarabira/PB. Por fim, constatamos que o ensino de gramática tem se voltado a um
ensino normativo e, algumas vezes descritivo, desprezando a concepção
interacionista, a qual prioriza o desenvolvimento da competência comunicativa do
aluno. Para uma mudança neste quadro, seria necessário que o professor tivesse
uma abordagem que não excluísse a norma padrão, mas a relacionasse com um
ensino internalizado da língua para efetivar uma proposta com o objetivo maior de
desenvolver a competência comunicativa do aluno.
Descrição:
SILVA, J. T. da. Aulas de gramática no estágio supervisionado: uma
análise da prática docente. 2012. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.