UEPB - Repositório Digital

Aulas de gramática no estágio supervisionado: uma análise da prática docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Jaberly Teixeira da
dc.date.accessioned 2013-08-09T11:24:40Z
dc.date.available 2013-08-09T11:24:40Z
dc.date.issued 2013-08-09
dc.identifier.other CDD 333.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1479
dc.description SILVA, J. T. da. Aulas de gramática no estágio supervisionado: uma análise da prática docente. 2012. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo pretende analisar quais as concepções que permeiam as aulas de gramática observadas durante o período do estágio supervisionado, e quais suas implicações, com enfoque na prática do professor de língua portuguesa. Baseamonos nas teorias e pesquisas de Possenti (1996), Neves (2004), Antunes (2007) e Travaglia (2009), além de outros pesquisadores, como também nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM, 2000) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006). Para isso, foram observadas dez horas-aula de gramática, na turma do 3° ano da EJA, no segundo semestre do ano letivo 2011, entre os dias vinte seis de setembro ao dia dezessete de outubro, no Centro Educacional Raul de Freitas Mouzinho, escola situada na cidade de Guarabira/PB. Por fim, constatamos que o ensino de gramática tem se voltado a um ensino normativo e, algumas vezes descritivo, desprezando a concepção interacionista, a qual prioriza o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno. Para uma mudança neste quadro, seria necessário que o professor tivesse uma abordagem que não excluísse a norma padrão, mas a relacionasse com um ensino internalizado da língua para efetivar uma proposta com o objetivo maior de desenvolver a competência comunicativa do aluno. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Gramática - ensino pt_BR
dc.title Aulas de gramática no estágio supervisionado: uma análise da prática docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta