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As decisões no âmbito empresarial precisam ser as mais rápidas e precisas, a fim de tornar as empresas mais competitivas. No entanto, vários fatores podem concorrer para que o gestor não tome a decisão mais acertada, a qual se destaca os custos perdidos. Os custos perdidos, por vez, influenciam os tomadores de decisão, sendo denominado tal evento de sunk costs. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo verificar se os alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – Campus I, são influenciados pelo efeito sunk costs. Para alcançar o objetivo proposto, foi elaborado um questionário com seis cenários de decisão, baseado no trabalho de Júnior, Neto e Resende (2014). Foi utilizada uma amostra intencional, composta por 123 estudantes dos períodos 1º e 2º, e 42 alunos dos 7º, 8º e 9º períodos. A escolha desses períodos teve como objetivo verificar se o fato do aluno já houver cursado disciplinas envolvendo custos influenciaria em sua decisão envolvendo custos perdidos. Na análise dos resultados foi utilizada a estatística descritiva e o teste Não Paramétrico Qui-Quadrado com auxílio do Excel 2010. Os resultados da pesquisa apontam que quando os cenários propostos envolviam decisões no âmbito pessoal, o efeito sunk costs não era verificado com intensidade, independente do período ou gênero do aluno. No entanto, quando o cenário envolvia decisões de cunho empresarial a maioria dos alunos foi influenciada pelos efeitos dos custos perdidos, independentemente do período que estivesse cursando ou do gênero. |
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