dc.contributor.author |
Lima, Rafael Correia de |
|
dc.date.accessioned |
2017-10-19T19:02:47Z |
|
dc.date.available |
2017-10-19T19:02:47Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.other |
CDD 658.403 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14869 |
|
dc.description |
LIMA, R. C. de. Análise SWOT ferramenta para tomada de decisões: um estudo de caso na Cerâmica Soledade LTDA. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo faz uma reflexão a respeito da matriz SWOT como ferramenta estratégica,
foi feito um estudo na empresa: Cerâmica Soledade LTDA – ME, verificando as diversas
maneiras de utilização deste tipo de ferramenta para obtenção de um diferencial competitivo.
A matriz SWOT propõe que a entidade venha a ter uma visão clara, objetiva e sistêmica em
relação as suas forças e fraquezas no ambiente interno, como também em si tratando de suas
oportunidades e ameaças que envolvem o ambiente externo. O objetivo geral desta pesquisa é
demonstrar como uma empresa do seguimento da produção de cerâmica e artefatos de barro
cozido utiliza o planejamento estratégico para atender as novas exigências e obter liderança de
mercado, captação e satisfação dos clientes. Nesse contexto o presente trabalho se enquadra
quanto ao objetivo na modalidade estudo de caso, quanto ao delineamento da pesquisa, a
mesma classifica-se como estudo de caso por abordar os aspectos internos e externos
inerentes a atividade da empresa em análise, já do ponto de vista quanto a natureza, a pesquisa
se enquadra como qualitativa. A análise demonstrou que com a utilização da matriz SWOT
como ferramenta estratégica permite que a empresa se mantenha competitiva no mercado
buscando a sua expansão na região onde atua como também nos Estados circunvizinhos da
Paraíba, devendo minimizar os problemas relacionados com as suas fraquezas que afetam
diretamente o ambiente interno. Além disso, elaborar bem os projetos futuros com o
pensamento de redução de custos e manter a qualidade do produto com o preço competitivo.
A matriz SWOT não é a única ferramenta para obtenção de vantagem competitiva, a empresa
pode utilizar de outras estratégias para maximizar e potencializar ainda mais os seus
resultados. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Luiz de Souza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Swot |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento estratégico |
pt_BR |
dc.subject |
Tomada de decisão |
pt_BR |
dc.title |
Análise SWOT ferramenta para tomada de decisões: um estudo de caso na Cerâmica Soledade LTDA |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |