Resumo:
Partindo do fato de que a Lei 11.165/2005 exige que as escolas das redes públicas e particulares de ensino médio ofereçam o ensino de língua espanhola como língua estrangeira. Desse modo os professores de língua espanhola que ministrarão esse componente curricular nas escolas, possivelmente necessitarão utilizar os livros didáticos para suas respectivas aulas, já que isso ocorre em quase todos, ou em todos os componentes curriculares. Partindo desse pressuposto surgiu o interesse em observar como esses livros orientam os professores, em especial no que diz respeito ao trabalho com gêneros textuais. Desse modo, este trabalho é um estudo sobre a abordagem dos gêneros textuais nos livros didáticos da coleção intitulada Síntesis, de autoria de Ivan Martin, publicada no ano de 2010. As propostas de leitura e produção textual dessa coleção didática foram analisadas a partir de concepções de gêneros textuais de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2005 e 2008). A conclusão que temos com os resultados obtidos é que esses manuais de ensino de língua espanhola inserem os gêneros textuais em suas atividades, no entanto não abordam fatores fundamentais para a leitura e produção textual com base nos gêneros textuais, como, por exemplo, características do gênero, a esfera de circulação, função social, entre outros pontos fundamentais para a aprendizagem da língua estrangeira a partir da noção de gênero textual.
Descrição:
BEZERRA, E. S. Gêneros textuais no ensino - aprendizagem de espanhol como língua estrangeira: análise de uma coleção didática. 2011. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011.