UEPB - Repositório Digital

Gêneros textuais no ensino - aprendizagem de espanhol como língua estrangeira: análise de uma coleção didática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Eveline da Silva
dc.date.accessioned 2017-10-23T18:27:52Z
dc.date.available 2017-10-23T18:27:52Z
dc.date.issued 2017-04-11
dc.identifier.other CDD
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14878
dc.description BEZERRA, E. S. Gêneros textuais no ensino - aprendizagem de espanhol como língua estrangeira: análise de uma coleção didática. 2011. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Partindo do fato de que a Lei 11.165/2005 exige que as escolas das redes públicas e particulares de ensino médio ofereçam o ensino de língua espanhola como língua estrangeira. Desse modo os professores de língua espanhola que ministrarão esse componente curricular nas escolas, possivelmente necessitarão utilizar os livros didáticos para suas respectivas aulas, já que isso ocorre em quase todos, ou em todos os componentes curriculares. Partindo desse pressuposto surgiu o interesse em observar como esses livros orientam os professores, em especial no que diz respeito ao trabalho com gêneros textuais. Desse modo, este trabalho é um estudo sobre a abordagem dos gêneros textuais nos livros didáticos da coleção intitulada Síntesis, de autoria de Ivan Martin, publicada no ano de 2010. As propostas de leitura e produção textual dessa coleção didática foram analisadas a partir de concepções de gêneros textuais de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2005 e 2008). A conclusão que temos com os resultados obtidos é que esses manuais de ensino de língua espanhola inserem os gêneros textuais em suas atividades, no entanto não abordam fatores fundamentais para a leitura e produção textual com base nos gêneros textuais, como, por exemplo, características do gênero, a esfera de circulação, função social, entre outros pontos fundamentais para a aprendizagem da língua estrangeira a partir da noção de gênero textual. pt_BR
dc.description.sponsorship Francisco Eduardo Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Leitura e compreensão textual pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Língua espanhola pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.title Gêneros textuais no ensino - aprendizagem de espanhol como língua estrangeira: análise de uma coleção didática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta