Resumo:
O presente artigo visa trabalhar com propostas metodológicas para o ensino da álgebra tendo como fundamento experiências práticas desenvolvidas durante a docência da disciplina de matemática no ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Aroeiras-PB. A partir das dificuldades apresentadas pelos alunos na passagem da aritmética para a álgebra, procurou-se apresentar propostas metodológicas que viessem a contribuir para um melhor aprendizado dos conteúdos. Para chegarmos a tais métodos, procuramos investigar e problematizar quais os fatores que levavam ao surgimento dos problemas na aprendizagem da álgebra, daí passamos a aplicar novas metodologias e apresentar os resultados nesse trabalho. Nesse processo de investigação, problematização e escolha de metodologias, partimos de estudos teóricos de autores como Patrícia Sadovsky, bem como de artigos e trabalhos acadêmicos que tratam tanto dos problemas próprios da educação matemática, quanto do conteúdo da álgebra especificamente.
Descrição:
ALVES, L. F. M. Desafios para um melhor desempenho do ensino da Álgebra no Ensino Fundamental. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.