UEPB - Repositório Digital

Concepção dos professores de Química sobre avaliação em um município do Estado da Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Letícia Augusto de
dc.date.accessioned 2017-11-08T16:33:56Z
dc.date.available 2017-11-08T16:33:56Z
dc.date.issued 2017-08-19
dc.identifier.other CDD 540.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14920
dc.description ARAÚJO, L. A. de. Concepção dos professores de Química sobre avaliação em um município do Estado da Paraíba. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A avaliação é um tema bastante discutido na literatura, tornando-se um instrumento de grande importância na prática docente. Ela deve ser utilizada como forma de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, observando os aspectos positivos e negativos ao longo do processo e analisando se os objetivos propostos estão sendo alcançados. Nesse contexto, tem se percebido que muitos professores afirmam em seus discursos que trabalham com a avaliação escolar, mas que na prática eles têm utilizado a avaliação classificatória, o que contribui para gerar desmotivação nos alunos. Pensando nestas questões, este trabalho teve por objetivo analisar as concepções sobre avaliação na visão de professores de Química, determinando as possíveis implicações em sua atuação profissional. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo. O público alvo escolhido foram professores da rede pública de ensino, tendo como instrumento de coleta de dados, um questionário que foi interpretado a partir da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que alguns docentes apresentam concepções diferentes sobre avaliação, utilizando em sua prática o método de avaliação classificatória. Portanto, fica evidente que alguns deles necessitam repensar algumas concepções sobre o ato de avaliar, sendo necessário construir ideias a partir da busca por uma formação continuada, que os ajude a repensar a sua ação avaliativa nas aulas de Química. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Concepções de professores pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.title Concepção dos professores de Química sobre avaliação em um município do Estado da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta