Resumo:
Entre as atribuições do Arquivista está a de promover medidas necessárias a
conservação de documentos, e cabe as instituições de ensino a responsabilidade de
construir o conhecimento e formar profissionais aptos para atuarem no
gerenciamento e execução de medidas voltadas à preservação e conservação de
documentos. Diante disso, a proposta desse estudo tem como objetivo analisar os
cursos de Arquivologia do Brasil no que diz respeito ao ensino de preservação,
conservação e restauração de documentos. Quanto aos procedimentos
metodológicos, este trabalho tem característica exploratória e descritiva, com uma
abordagem qualiquantitativa e pesquisa documental. A coleta de dados foi realizada
através de um questionário e da análise de nove planos de curso das disciplinas
relacionadas a temática abordada. Como resultado a pesquisa apresenta um
relevante cenário sobre o ensino de preservação, conservação e restauração de
documentos de seis cursos de arquivologia do país, sendo dois de cada região
(nordeste, sudeste e sul).
Descrição:
OLIVEIRA, K. C. de. Ensino de preservação, conservação e restauração de documentos: situação dos cursos de Arquivologia brasileiros. 2016. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]