Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta educacional para trabalhar o episódio histórico de Seebeck e o termomagnetismo no ensino médio. Foi construído um termopar artesanal baseado no efeito Seebeck para estudar tal efeito – termomagnético – e usar o dispositivo como proposta de atividade experimental em Ensino de Física. Para isso, utilizou-se como recurso e base teórica para elaboração da atividade a inserção da História da Ciência no ensino de ciências e a utilização de experimentos históricos, uma vez que ambos os subsídios têm objetivos comuns como estimular os alunos, fomentar o seu pensamento crítico quanto aos acontecimentos científicos e desconstruir as visões distorcidas sobre a ciência. Em se tratando de sua originalidade o produto educacional apresentado contém elementos que o diferenciam de outras propostas nesse tema da termoeletricidade no ensino médio, visto que adiciona a perspectiva histórico-experimental ao laboratório problematizador que possibilita o aluno expressar suas ideias nas atividade experimentais. Espera-se que esta proposta possa ajudar os professores a complementar o livro didático, bem como servir de elemento motivador para os alunos além de diversificar as aulas de física.
Descrição:
FERREIRA, É. J. B. Laboratório problematizador e história da Ciência: Uma proposta para o Efeito Seebeck. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.