Resumo:
A partir da concepção de que escola deve ser um espaço que tenha como finalidade o desenvolvimento intelectual do seu corpo discente e a preocupação com a construção da cidadania de cada um deles, o presente artigo apresentará em seu conteúdo um tema já muito discutido no âmbito escolar; entretanto, não menos relevante por se tratar da violência escolar que vem tomando proporções gigantescas nas escolas brasileiras. Contudo, o objetivo principal será abordar um tipo específico de violência escolar, a violência simbólica, que se faz presente de maneira considerável e preocupante no campo educacional, pois a educação institucionalizada é a protagonista principal da manutenção do “poder simbólico”, o qual submete os discentes e, até mesmo, os docentes àqueles que detêm o poder para, desta forma, alcançar seus objetivos. Assim sendo, o referido artigo contempla um estudo bibliográfico, onde se abordou fundamentações teóricas de autores como: Pierre Bourdieu (1989) autor do conceito de violência simbólica; Michel Foucault (1987); Paulo Freire (1987), Miriam Abramovay (2002); bem como, outros autores que tratam da temática em discussão. A partir dos resultados desta pesquisa bibliográfica, obtivemos uma melhor compreensão sobre o que é a violência simbólica, por meio de uma visão crítica, ética e política, que possibilite um estudo mais aprofundado para a identificação desse fenômeno.
Descrição:
SILVA, T. M. dos S. O serviço social e o fenômeno da violência escolar: um estudo bibliográfico sobre a violência simbólica. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]