Resumo:
A proposta deste artigo é discorrer sobre a importância da poesia na sala de aula. O
artigo foi desenvolvido com o objetivo de mostrar que o trabalho com este gênero
textual pode trazer resultados consideráveis quanto à formação do pensamento
crítico dos educandos, frente aos inúmeros discursos e linguagens que os cercam
na sociedade. Enfatiza-se a necessidade de se trabalhar a poesia desde as séries
iniciais, pela importância que há no contato desde cedo. Com esse objetivo, propõe -
se meios de trabalho com a poesia para o ensino fundamental, baseadas nas ideias
dos escritores relacionados no parágrafo abaixo. Para o desenvolvimento teórico
deste artigo, iremos nos apoiar nos seguintes autores: ADLER &VANDEREN (1974),
BAMBURGER (1986), LAJOLO (1993), GOLDSTEIN (1994), PINHEIRO (2002),
BUNZEN & MENDONÇA (2006), ROSENFIELD (2008), PIETRI (2009), e SOUZA
(2009). Ficou evidenciado a importância do estudo da poesia no ensino fundamental,
como forma de ampliar a percepção intelectual e sensorial dos alunos.
Descrição:
ARAÚJO, A. M. G. de. O emprego da poesia na sala de aula: a leitura como
meio de formação intelectual dos educandos do ensino
fundamental. 2012. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.