dc.contributor.author |
Araújo, Aline Maria Gomes de |
|
dc.date.accessioned |
2013-08-09T16:38:36Z |
|
dc.date.available |
2013-08-09T16:38:36Z |
|
dc.date.issued |
2013-08-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 808.068 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1499 |
|
dc.description |
ARAÚJO, A. M. G. de. O emprego da poesia na sala de aula: a leitura como
meio de formação intelectual dos educandos do ensino
fundamental. 2012. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A proposta deste artigo é discorrer sobre a importância da poesia na sala de aula. O
artigo foi desenvolvido com o objetivo de mostrar que o trabalho com este gênero
textual pode trazer resultados consideráveis quanto à formação do pensamento
crítico dos educandos, frente aos inúmeros discursos e linguagens que os cercam
na sociedade. Enfatiza-se a necessidade de se trabalhar a poesia desde as séries
iniciais, pela importância que há no contato desde cedo. Com esse objetivo, propõe -
se meios de trabalho com a poesia para o ensino fundamental, baseadas nas ideias
dos escritores relacionados no parágrafo abaixo. Para o desenvolvimento teórico
deste artigo, iremos nos apoiar nos seguintes autores: ADLER &VANDEREN (1974),
BAMBURGER (1986), LAJOLO (1993), GOLDSTEIN (1994), PINHEIRO (2002),
BUNZEN & MENDONÇA (2006), ROSENFIELD (2008), PIETRI (2009), e SOUZA
(2009). Ficou evidenciado a importância do estudo da poesia no ensino fundamental,
como forma de ampliar a percepção intelectual e sensorial dos alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Francisco Fábio Vieira
Marcolino |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção sensorial |
pt_BR |
dc.title |
O emprego da poesia na sala de aula: a leitura como meio de formação intelectual dos educandos do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |