Resumo:
O presente artigo tece uma análise de como a relação teoria-prática materializa-se nos TCCs produzidos pelos discentes do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, no período de 2000-2010. Trata-se de um desdobramento dos estudos que empreendemos ao participar da pesquisa de PIBIC (cota 2011-2012) intitulada “O Papel da Pesquisa na Formação dos(as) Estudantes de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba”. Temos por objetivo analisar como a relação teoria-prática se expressa nos TCCs elaborados pelos discentes do Curso de Serviço Social da UEPB a partir de suas vivências no campo de estágio. A análise dos resultados pautou-se no método crítico-dialético. Optamos por uma abordagem qualitativa dos dados, coletados através de uma ficha de trabalho e como técnica para o tratamento dos dados a análise de conteúdo. A amostra da pesquisa compreendeu 11 TCCs, escolhidos um por ano, prezando pela diversidade de áreas temáticas, diante do vasto número de trabalhos. Os resultados obtidos permitiram-nos inferir que embora não esteja explícita a indissociabilidade entre teoria e prática nas elaborações dos discentes de Serviço Social da UEPB, esta pode ser percebida nos objetivos, motivações e contribuições dos TCCs. institucional problematizar como as instituições campo de estágio estão respondendo as demandas postas, prezando pela qualidade dos serviços prestados aos usuários, no sentido de viabilizar o atendimento de suas demandas, bem como o estímulo à participação destes como protagonistas nas lutas pela efetivação de seus direitos.
Descrição:
TOBIAS, L. S. Uma análise da relação teoria-prática a partir dos trabalhos de conclusão de curso de serviço social da UEPB no período de 2000 à 2010. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]