Resumo:
A presente pesquisa visa compreender as principais contribuições que a Formulação e a Resolução de Problemas Matemáticos podem trazer ao mostrar as dificuldades nos conteúdos Matemáticos, utilizando textos no sentido bakhtiniano para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental.Nossa pesquisa é de caráter qualitativo, oriundo do Projeto OBEDUC/CAPES Investigando a Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula: Explorando conexões entre Escola e Universidade pertencente ao programa Observatório da Educação, CAPES, dando continuidade, o estudo de caso foi realizado na escola E.E.E.F.M Willians de Arruda, localizada em Campina Grande-PB, em uma turma do 8º ano com 28 alunos com faixa etária entre 12 a 16 anos, a pesquisa foi desenvolvida no ano de 2013 dando inicio as atividades na escola no mês de setembro e finalizando as atividades no mês de Dezembro. No desenvolvimento dessas atividades tivemos 3 momentos que foram as entrevistas semi-estruturada com professor e alunos, as sessões de formulação e resolução intercaladas com reflexões e por ultimo à coleta de dados avaliadas segundo os dados do SAEB-Prova Brasil. Os resultados apontam, dessa forma, foi possível verificar as competências quanto aos conteúdos propostos e as algumas dificuldades que foram apresentas.
Descrição:
SOUSA, Í. T. L. Reflexões sobre algumas dificuldades em conteúdos matemáticos através da formulação e resolução de problemas: Utilizando textos no sentido Bakhtiniano. 2017. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.