UEPB - Repositório Digital

Análise das atividades experimentais nos livros didáticos de Química para o conteúdo de eletroquímica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Medeiros, Jacilene Costa de
dc.date.accessioned 2017-12-06T18:32:30Z
dc.date.available 2017-12-06T18:32:30Z
dc.date.issued 2017-08-21
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15033
dc.description MEDEIROS, J. C. de. Análise das atividades experimentais nos livros didáticos de Química para o conteúdo de eletroquímica. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract No cenário educacional brasileiro, o livro didático é um importante instrumento de apoio ao trabalho do professor, sendo uma referência na formação dos estudantes em escolas públicas e privadas. O Brasil tem um dos programas mais avançados de aquisição de livros denominado de Programa Nacional do Livro Didático, que assegura a distribuição gratuita de exemplares à rede pública de Ensino. No entanto, há necessidade de que o professor saiba analisar criticamente cada obra, buscando conhecer critérios importantes que se enquadram dentro das perspectivas do ensino de química. As atividades experimentais, se apresentam como uma categoria importante, devendo ser apresentadas a partir de uma abordagem construtivista e sociocultural. Neste contexto, este trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar como os livros didáticos de química do Programa Nacional do Livro Didático 2015, apresentam as atividades experimentais para o conteúdo de eletroquímica. O presente trabalho trata de uma pesquisa exploratória onde foram analisados como as atividades experimentais estão apresentadas nos livros de Química do 2º ano do Ensino Médio propostos pelo PNLD 2015, no que se refere ao conteúdo de Eletroquímica. Os resultados revelam que os roteiros se enquadram dentro de uma abordagem empirista indutivista, construtivista e sociocultural. Alguns roteiros não apresentam questões iniciais que possam ajudar no levantamento das concepções prévias. Com este estudo, espera-se que os professores possam fazer adaptações importantes em alguns dos roteiros, buscando incorporar todos os elementos importantes que devem está presentes em um roteiro experimental, atendendo aos objetivos preconizados pelas pesquisas em ensino de Química. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Atividades experimentais pt_BR
dc.subject Eletroquímica pt_BR
dc.title Análise das atividades experimentais nos livros didáticos de Química para o conteúdo de eletroquímica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta