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Uma análise do processo histórico de atendimento ao adolescente autor de ato infracional: do código de menores às medidas socioeducativas em meio aberto nos centros de referência especializados em assistência social

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dc.contributor.author Medeiros, Luanna Géssica Nóbrega
dc.date.accessioned 2017-12-21T17:00:23Z
dc.date.available 2017-12-21T17:00:23Z
dc.date.issued 2017-12-19
dc.identifier.other CDD 362.708 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15066
dc.description MEDEIROS, L. G. N. Uma análise do processo histórico de atendimento ao adolescente autor de ato infracional: do código de menores às medidas socioeducativas em meio aberto nos centros de referência especializados em assistência social. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Manuscrito] pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda o tema do envolvimento de adolescentes na prática do ato infracional. Neste estudo buscaremos analisar a trajetória histórica do atendimento ao adolescente autor de ato infracional no Brasil desde o Código de Menores de 1927, até a perspectiva inaugurada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para a aplicabilidade das Medidas Socioeducativas. Nossa aproximação com o tema se deu a partir do estágio obrigatório em Serviço Social realizado no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS II) de Campina Grande-PB, no período de agosto de 2013 até julho de 2014. O presente estudo foi de natureza qualitativa, tendo sido realizado a partir da pesquisa bibliográfica e documental e também das observações em campo de estágio. Buscamos entender o processo de desenvolvimento das ações voltadas aos adolescentes envolvidos com a prática do ato infracional no país até a atual configuração instituída pelo ECA. Procuramos também apreender como está se dando o cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto a partir da realidade dos CREAS’s. O estudo apontou que o atendimento especializado ofertado pelo CREAS requer uma equipe profissional interdisciplinar, contando com profissionais de nível superior e médio, habilitados e com capacidade técnica para o desenvolvimento adolescentes prestam serviços, destacam-se: escolas, postos de saúde, Unidades de Saúde da Família, Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), entre outras. A recomendação de que se deve privilegiar instituições próximas da moradia do/da adolescente, muitas vezes resulta em resistências, uma vez que pode ser do conhecimento dos profissionais dessas instituições o tipo de ato infracional cometido, e também o adolescente pode estar em risco caso esteja sofrendo algum tipo representam um avanço inegável no atendimento do adolescente envolvido em ato infracional, entretanto a realidade continua a apresentar inúmeros desafios para a efetiva implementação das mesmas e aos profissionais que atuam na área. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Adolescentes pt_BR
dc.subject Medidas socieducativas pt_BR
dc.subject Ato infracional pt_BR
dc.subject Assistência social pt_BR
dc.title Uma análise do processo histórico de atendimento ao adolescente autor de ato infracional: do código de menores às medidas socioeducativas em meio aberto nos centros de referência especializados em assistência social pt_BR
dc.type Other pt_BR


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