Resumo:
A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo observar como o uso de materiais didáticos de manipulação pode contribuir com o desenvolvimento de conceitos matemáticos num laboratório de matemática inserido em um Museu de Ciência. Fundamentamos o presente trabalho nos escritos de BRITO (2016), TURRIONI (2004), FIORENTINI E MIORIM (1990), LORENZATO (2006) e SILVA (2012), dentre outros que discorrem sobre a importância do uso de materiais didáticos de manipulação no laboratório de ensino de matemática. Também usamos como fundamento as pesquisas de ALMEIDA (1997), PEREIRA (2007) e FALCÃO (2009), que falam sobre o uso de museus de ciência como uma alternativa para propiciar a aprendizagem. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido em forma de pesquisa qualitativa. A pesquisa foi realizada através da participação do autor no Programa de Apoio à Formação e ao Ensino no Município de Campina Grande-PB (PROAFE), no qual o mesmo atuava como monitor de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) inserido em um Museu de Ciência e Tecnologia recebendo alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas da cidade em que o museu pertencia. O programa formou-se através de uma parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba, Secretaria de Educação e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (ambas do município de Campina Grande- PB). No decorrer da pesquisa identificamos várias concepções sobre o uso de Materiais Didáticos de Manipulação (MDM), perceberam-se algumas limitações tais como a sugestão que o professor não o use em todas as aulas ou conteúdos, muito menos deve usá-lo sem um planejamento prévio. Contudo em relação as suas possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino-aprendizagem da matemática, e que o material didático de manipulação serve como instrumento de mediação entre o concreto e o abstrato. No decorrer da atuação como professor em formação e como monitor do Laboratório de Ensino de Matemática do Museu, chegamos à conclusão de que é possível ministrarmos aulas nesse ambiente, contudo, o mesmo se diferencia de um LEM convencional devido a alguns aspectos dos quais está inserido em uma dinâmica de museu. Outro resultado observado foi a maneira com a qual os alunos interagiam nos experimentos aqui apresentados e suas respectivas respostas às atividades apresentadas, das quais notamos nas falas dos alunos aqui registradas durante as aulas que o uso de materiais didáticos de manipulação serviram tanto como um ótimo instrumento para desenvolver ideias matemáticas.
Descrição:
OLIVEIRA, S. B. de. O uso de material didático de manipulação em um laboratório de Matemática inserido no museu. 2017. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.