Resumo:
O presente estudo tem como objetivo analisar como se dá a construção do pensamento geométrico por alunos com baixa visão e cegos tendo como recurso um bingo contendo conceitos do eixo espaço e forma, adotamos como principais teóricos Lorenzato (2012), Januzzi (1992), Barbosa (2003) e Vigotsk (1997). A pesquisa de campo foi realizada no Instituto dos cegos na cidade de Campina Grande – PB, juntamente a 9 alunos dos anos finais do ensino fundamental II. Os resultados apresentados apontam que o uso de jogos ajuda e auxilia o processo de ensino e aprendizagem destinado a pessoas cegas e com baixa visão, assim como motiva os alunos e contribui para a consolidação dos conceitos que trata dos elementos das figuras geométricas planas.
Descrição:
GONÇALVES, J. C. Prática pedagógica de Matemática: Possível caminho para o trabalho com alunos cegos.
2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.