UEPB - Repositório Digital

Utilização do jogo lúdico “Batalha dos Elementos” como auxílio nas aulas de propriedades periódicas e aperiódicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author França Júnior, Rafael Rei de
dc.date.accessioned 2017-12-27T16:46:52Z
dc.date.available 2017-12-27T16:46:52Z
dc.date.issued 2017-09-27
dc.identifier.other CDD 371.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15092
dc.description FRANÇA JUNIOR, R. R. de. Utilização do jogo lúdico “batalha dos Elementos” como auxílio nas aulas de propriedades periódicas e a periódicas. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de Química necessita passar por uma mudança, isso porque estudos apontam que o ensino desta disciplina é em geral tradicional, centralizado na memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, inteiramente desvinculados do cotidiano dos alunos e por isso vem enfrentando algumas dificuldades, o que exige do professor novas metodologias para tornar suas aulas interessantes e significativas. O jogo é um instrumento que desperta o interesse, pois ele impõe desafios ao aluno e vêm ganhando espaço nos últimos anos; mas é necessário que a utilização desse recurso seja planejada dentro de uma proposta pedagógica mais sólida. Para isto, é indispensável que professores de Química conheçam o real sentido da educação lúdica para serem capazes de aplicar os jogos adequadamente em suas aulas. Os jogos lúdicos são atrativos e de simples compreensão que além de facilitar a associação de nomes e símbolos, permite o desenvolvimento social dos alunos quanto à cooperação, competição e trabalho em equipe. O objetivo do “Batalha dos Elementos” é inserir dados e conceitos sobre os elementos químicos de forma lúdica e cooperativa, que desperte o interesse do estudante a respeito dos elementos químicos, como sua origem, seus métodos de obtenção, suas aplicações e, principalmente suas propriedades. A utilização do jogo lúdico “Batalha dos Elementos” no ensino sobre propriedade dos elementos é a proposta deste trabalho e iremos descrever algumas vantagens da utilização do jogo “Batalha dos Elementos” na sala de aula e apresentar suas potencialidades como instrumento para a ascensão da aprendizagem em química. Este estudo se caracterizou como uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, classificando-o como uma pesquisa- ação, já que foi desenvolvida uma ação prática atuando de forma direta dentro do espaço escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciano Lucena Trajano pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Batalha dos Elementos pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Jogos lúdicos pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Utilização do jogo lúdico “Batalha dos Elementos” como auxílio nas aulas de propriedades periódicas e aperiódicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta