dc.contributor.author |
Maciel, Raquel Gonçalves |
|
dc.date.accessioned |
2017-12-27T19:14:47Z |
|
dc.date.available |
2017-12-27T19:14:47Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.72 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15102 |
|
dc.description |
MACIEL, R. G. Abordagem da variação linguística no livro didático de língua portuguesa. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A variedade linguística está presente no Brasil de maneira a referendar a diversidade que envolve pluralidades nos falares de nossa nação. Por isso, é importante definir esta questão em sala de aula, radiografando um real uso da língua portuguesa. O presente trabalho, nesse diapasão, tem por objetivo investigar como se elucida a abordagem da variação linguística em um livro didático de português no ensino fundamental. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram precisos os estudos dos seguintes teóricos: Bagno (2001), Cardoso (2010) e Mollica (2012). Tal envergadura teórica serviu para, também, compreender melhor como está sendo trabalhado o conceito de norma culta e padrão, e quais os tipos de variações são apresentados nas propostas nesse contexto de ensino. Trata-se de uma pesquisa exploratório descritiva, pela qual se buscou mostrar uma realidade mais completa dos diferentes tipos de variações que existem no Brasil. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Jackson Cícero França Barbosa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria variacionista |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da língua portuguesa |
pt_BR |
dc.title |
Abordagem da variação linguística no livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |