Resumo:
Os primeiros anos da vida escolar é um momento crucial para a formação do educando,
uma vez que é neste período que as crianças iniciam atividades voltadas essencialmente
para sua formação enquanto cidadãos críticos. A Geografia enquanto disciplina escolar
é indispensável nessa fase, sendo responsável pela leitura do mundo, da vida e do
espaço vivido. De modo que se faz indispensável fazer uma reflexão sobre a
importância de se aprender geografia, e principalmente, discutir quais são os desafios
enfrentados por essa Ciência para se inserir no universo escolar. O presente estudo teve
como objetivo geral avaliar a percepção dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de
uma escola estadual do município de Campina Grande-PB, acerca do ensino de
Geografia, buscando o entendimento de suas ideias, opiniões, valores e crenças, sobre o
exercício dessa disciplina. Bem como analisar quais as principais dificuldades elencadas
por eles para aprender esta Ciência; compreender quais seriam as propostas de
intervenção que poderiam mudar este quadro, segundo a visão dos mesmos; qual o
papel do docente na boa inserção desta Ciência, bem como discutir qual a importância
do uso de recursos didáticos no ensino da Geografia. Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa,
que utilizou como instrumento de coleta de dados, um questionário de onze
perguntas abertas e fechadas de múltipla escolha. A amostra utilizada foi constituída por
trinta alunos. Para a interpretação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de
Bardin (2009), este método permite a interpretação aprofundada do sentido das
palavras, através da análise do discurso. Assim, foram criados gráficos onde foi possível
analisar as semelhanças, divergências, e peculiaridades nos discursos dos discentes.
Concluiu-se através da interpretação dos dados que as principais dificuldades detectadas
para o ensino da Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental são: a má formação dos
professores; a desconexão entre os assuntos estudados e a realidade do aluno; a
utilização inadequada ou ausência de utilização de recursos didáticos; bem como a
descontextualização dos conteúdos trabalhados, dentre outras questões.
Descrição:
ARAÚJO NETO, L. C. de. Repensando as práticas de ensino da geografia: uma análise da percepção de alunos do 6° ano. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.