Resumo:
Trata-se de uma pesquisa sobre a escola enquanto lugar, tendo como foco a relação
entre a realidade mais próxima do aluno e suas relações com a escola, seus
vínculos afetivos e harmonia no ambiente escolar. O lugar é a categoria geográfica
que se refere ao espaço vivido, onde se estabelecem as relações mais próximas. A
escolha dessa temática originou-se a partir da nossa experiência no campo de
estágio, usando como ponto de partida a análise do estudo de caso realizado com
os alunos do 3º (terceiro) ano do ensino médio na escola da rede estadual de
Campina Grande-PB. Como objetivo principal, buscou-se compreender se os alunos
consideram a escola enquanto lugar de pertencimento. A abordagem metodológica
utilizada foi caracterizada como qualitativa, por abordar os aspectos com relevância
referente ao tema proposto. Na elaboração, foi utilizado fontes de livros que
propiciou o encaminhamento da pesquisa, onde a mesma se caracterizou como
bibliográfica e estudo de caso, cuja característica teve um caráter de profundidade e
detalhamento, numa abordagem quantitativa. Os instrumentos foram questionários,
entrevistas, máquina fotográfica; na análise, utilizou-se a análise de conteúdo. O
campo da pesquisa foi a Escola Estadual Dom Luiz Gonzaga Fernandes. Percebese
que os alunos pesquisados sentem-se pertencentes à escola, mantendo o vínculo
com os amigos de sala de aula e professores, tanto dentro como fora da escola,
enxergando assim, como um fator de fundamental importância, envolvidos com
projetos na escola e, assim se sentindo mais atraído naquele âmbito escolar.
Verifica-se que os alunos valorizam o fato de se manterem sempre matriculados na
mesma escola, contribuindo assim para o fortalecimento de laços afetivos.
Descrição:
SOUZA, D. N. P. A escola enquanto lugar: uma construção de pertencimento. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.