Resumo:
Os saberes da experiência, engendrados e construídos na territorialidade local, podem compor o currículo e se constituem como possibilidade educativa no contexto escolar no ensino de História na educação do campo. O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre o ensino de história na educação do campo, com foco na história local a partir da experiência do Assentamento Padre Assis, na cidade de Sossego-PB. Dessa forma, delimitamos nossa discussão a partir das interlocuções teóricas com autores como Melo (2015), Bittencourt (2009), Caldart (2004, 2008, 2009, 2012), Ribeiro (2010, 2012) e Rüsen (2001, 2010, 2012). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental acerca do objeto estudado, a partir de Lima & Mioto (2007). Ressaltamos que, o diálogo entre a história local e o ensino de história no contexto da educação do campo, possibilita a constituição de uma consciência história nos sujeitos do campo.
Descrição:
ANTUNES, T.C.S. Ensino de história e história local na educação do campo: experiência do Assentamento Padre Assis, Sossego- PB. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.