dc.contributor.author |
Antunes, Túlio Carlos Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-05T18:20:19Z |
|
dc.date.available |
2018-02-05T18:20:19Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-14 |
|
dc.identifier.other |
372.89 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15168 |
|
dc.description |
ANTUNES, T.C.S. Ensino de história e história local na educação do campo: experiência do Assentamento Padre Assis, Sossego- PB. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os saberes da experiência, engendrados e construídos na territorialidade local, podem compor o currículo e se constituem como possibilidade educativa no contexto escolar no ensino de História na educação do campo. O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre o ensino de história na educação do campo, com foco na história local a partir da experiência do Assentamento Padre Assis, na cidade de Sossego-PB. Dessa forma, delimitamos nossa discussão a partir das interlocuções teóricas com autores como Melo (2015), Bittencourt (2009), Caldart (2004, 2008, 2009, 2012), Ribeiro (2010, 2012) e Rüsen (2001, 2010, 2012). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental acerca do objeto estudado, a partir de Lima & Mioto (2007). Ressaltamos que, o diálogo entre a história local e o ensino de história no contexto da educação do campo, possibilita a constituição de uma consciência história nos sujeitos do campo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Patrícia Cristina de Aragão |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
História local |
pt_BR |
dc.subject |
Consciência histórica |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de história e história local na educação do campo: experiência do Assentamento Padre Assis, Sossego- PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |