Resumo:
Diante da necessidade evidente de se integrar as informações prestadas pelo contribuinte com o fisco brasileiro, objetivando o combate à sonegação fiscal, surgiu o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Apesar da responsabilidade de validação e envio dos arquivos pertinentes ao SPED ser da empresa contribuinte, na transição de dados enviados pelo contribuinte ao governo, surge à figura do profissional contábil. É ele o responsável pelo auxílio à empresa para que a mesma possua recursos necessários para o envio do arquivo EFD – Escrituração Fiscal Digital – e possa cumprir com as obrigações junto ao Fisco. Diante disso, este trabalho se apresenta com o objetivo de averiguar, de forma empírica, qual a percepção dos escritórios de Contabilidade da cidade de Campina Grande a respeito do Sistema Público de Escrituração Digital. Para tanto, foi realizado um Estudo de Caso nos escritórios de Contabilidade da cidade, através de um questionário contendo interrogações acerca do SPED. Desta forma, conclui-se que a visão dos escritórios de Contabilidade da cidade de Campina Grande aponta para um pessimismo em relação ao SPED, indicando resistência da maioria na sua participação no sistema e diversas dificuldades em relação à sua implantação e execução. É de bom alvitre que o Fisco prorrogue os prazos para que os escritórios busquem a qualificação profissional e estrutura tecnológica com tempestividade e, assim, possam atender às exigências legais.
Descrição:
PORDEUS, M. H. de O. A percepção dos escritórios de contabilidade da cidade de Campina Grande a respeito do sistema público de escrituração digital. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012