Resumo:
Há distintos recursos didáticos e metodológicos para um ensino eficaz e uma
aprendizagem clara na Geografia, assim como às outras disciplinas escolares pode ter
seus conteúdos transmitidos de diversas maneiras, além do modo mais tradicional da
sala de aula. O presente trabalho tem como objeto de estudo a experiência de uma aula
de campo na disciplina de Geografia com alunos do Fundamental II da Escola Santa
Maria situada em Queimadas – PB, observando nos municípios de João Pessoa e
Cabedelo – PB os elementos geográficos relevantes. A atividade realizada com as
turmas do 6º ao 9º Ano, teve por objetivo oportunizar o alunado a associar o
conhecimento teórico com o prático, através da visitação in loco, observando as
paisagens naturais e artificiais dos lugares visitados, e ainda, se vendo como um
elemento dentro dela, assim despertando o aprendizado da matéria geográfica, por meio
desta metodologia. Destacando a relevância do ensino da Geografia nesse ciclo como
auxílio à formação de um futuro cidadão ativo e a importância dessa metodologia no
ensino, quando bem organizada e planejada, confirma-se com uma aula didática e
interativa, permitindo que o alunado ser atuante, interagindo mais na construção do seu
conhecimento geográfico, e assim, valorizando o processo de ensino e aprendizagem
dos conteúdos didáticos.
Descrição:
SILVA, G. M. da. A importância da aula de campo de geografia para os alunos do 6° ao 9° anos da Escola Santa Maria no Município de Queimadas - PB. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.