UEPB - Repositório Digital

Percepção ambiental de discentes através dos mapas mentais em uma escola pública de Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Flor, Jaqueline Malaquias
dc.date.accessioned 2018-02-08T14:19:02Z
dc.date.available 2018-02-08T14:19:02Z
dc.date.issued 2017-12-13
dc.identifier.other 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15264
dc.description FLOR, J. M. Percepção ambiental de discentes através dos mapas mentais em uma escola pública de Campina Grande - PB. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Os mapas mentais são ferramentas de auxilio na representação e compreensão do espaço vivido “lugar”, sendo este um recurso que propicia o desenvolvimento de ações no processo de ensino e aprendizagem da problemática ambiental. A imagem construída a punho diz muito sobre as relações dos agentes sociais, nesta perspectiva o objetivo da pesquisa é analisar a percepção ambiental dos discentes utilizando como mecanismos os mapas mentais. Este foi realizado, durante o 3º bimestre do ano de 2017, em turmas do 1° ano Médio, da Escola Estadual São Sebastião, no bairro do Alto Branco, localizado no município de Campina Grande/PB. O método utilizado foi o quantitativo e qualitativo com ênfase na fenomenologia, este análisa num primeiro momento os dados obtidos através de questionários e posterior fazse a relação espacial e social que os discentes têm com o lugar. Os resultados alcançados foram satisfatórios, pois foram perceptíveis os problemas ambientais propostos pelos alunos nas imagens mentais produzidas, os alunos demostraram conhecimento do espaço vivido, noções de referencias geográficas como base para construção dos mapas, no entanto diante do que foi proposto fora alcançado o objetivo. Perante os estudos de percepção ambiental se faz necessário que estes resultados oportunizem o desenvolvimento da Educação Ambiental como ferramenta de conscientização e construção de uma nova racionalidade ambiental nestes indivíduos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Valéria Raquel Porto de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Mapas mentais pt_BR
dc.subject Percepção ambiental pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title Percepção ambiental de discentes através dos mapas mentais em uma escola pública de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta