Resumo:
Os mapas mentais são ferramentas de auxilio na representação e compreensão do espaço
vivido “lugar”, sendo este um recurso que propicia o desenvolvimento de ações no processo
de ensino e aprendizagem da problemática ambiental. A imagem construída a punho diz
muito sobre as relações dos agentes sociais, nesta perspectiva o objetivo da pesquisa é analisar
a percepção ambiental dos discentes utilizando como mecanismos os mapas mentais. Este foi
realizado, durante o 3º bimestre do ano de 2017, em turmas do 1° ano Médio, da Escola
Estadual São Sebastião, no bairro do Alto Branco, localizado no município de Campina
Grande/PB. O método utilizado foi o quantitativo e qualitativo com ênfase na fenomenologia,
este análisa num primeiro momento os dados obtidos através de questionários e posterior fazse a relação espacial e social que os discentes têm com o lugar. Os resultados alcançados
foram satisfatórios, pois foram perceptíveis os problemas ambientais propostos pelos alunos
nas imagens mentais produzidas, os alunos demostraram conhecimento do espaço vivido,
noções de referencias geográficas como base para construção dos mapas, no entanto diante do
que foi proposto fora alcançado o objetivo. Perante os estudos de percepção ambiental se faz
necessário que estes resultados oportunizem o desenvolvimento da Educação Ambiental como
ferramenta de conscientização e construção de uma nova racionalidade ambiental nestes
indivíduos.
Descrição:
FLOR, J. M. Percepção ambiental de discentes através dos mapas mentais em uma escola pública de Campina Grande - PB. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.