Resumo:
Este estudo busca apresentar a representação espacial para a compreensão categoria de lugar
para o desenvolvimento das habilidades espaciais adquiridas pelos alunos, durante as series
finais no ensino fundamental, a fim de contribuir para que eles relacionem a geografia aos
fenômenos observados em seu cotidiano. Nesta perspectiva, o artigo tem por objetivo
apresentar e discutir a utilização dos Mapas Mentais para o ensino da Geografia na categoria
geográfica lugar, com alunos do 6° ano do fundamental II da Escola Arco-Íris do Saber
localizada em Campina Grande. A pesquisa está fundamentada em debates teóricos para
compreender como os estudiosos analisam o uso dos mapas mentais e sua relação com o
lugar. A metodologia utilizada consistiu da aplicação de mapa mental para identificar o
caminho percorrido entre a escola e casa, a fim de reconhecer os símbolos e o sentimento de
pertencimento com o lugar de vivencia, e questionários para melhor interpretar os mapas
mentais. Os resultados alcançados foram satisfatórios, pois demostra que este recurso didático
foi eficiente para o estudo do lugar enquanto categoria de analise. A percepção e a
interpretação dos alunos, demostrou a organização de pensamentos e a apreensão dos
elementos da paisagem como conhecimento do espaço vivido. Constatou-se que o uso desse
recurso didático se fez necessário, pois, os alunos utilizaram o senso comum para a
construção do conhecimento no saber científico. Assim o mapa mental no ensino da geografia
torna-se favorável, pois esse se faz a partir da realidade observada.
Descrição:
SANTOS, F. J. A. dos. O uso de desenhos de trajeto como recurso didático para o ensino da categoria geográfica lugar no 6° ano do ensino fundamental em uma escola no município de Campina Grande - Paraíba. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.