dc.contributor.author |
Lima, Maxmüller Alves de |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-19T15:06:13Z |
|
dc.date.available |
2018-02-19T15:06:13Z |
|
dc.date.issued |
2016-12 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.33 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15382 |
|
dc.description |
LIMA, M. A. de. Os números racionais e o uso da calculadora comum em sala de aula. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo teve por objetivo verificar as contribuições dadas pelo uso da calculadora ao resolver problemas matemáticos com números racionais. Para tanto, a discussão teórica está embasada nos trabalhos de Medeiros (2003) que trata do uso de calculadora. Repski e Caetano (2013) sobre a calculadora nas aulas de matemática e Bertoni (2009) com o ensino dos números racionais entre outros. A referida pesquisa é de cunho qualitativo. A metodologia consiste na aplicação de uma sequência de atividade para os alunos do 2ª ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto da cidade de Serra Redonda – PB. Os resultados apontam um índice alto de acertos, sendo satisfatório como resultados da pesquisa apontada, mostrando um bom desempenho por meio dos alunos ao trabalhar estas questões envolvendo os números racionais e o uso da calculadora. Trazendo assim, conhecimentos novos, abrangentes para os alunos participantes no que diz respeito a aulas de matemática com o uso de recursos tecnológicos didáticos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria José Neves de Amorim Moura |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Calculadora |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Números racionais |
pt_BR |
dc.subject |
Problemas matemáticos |
pt_BR |
dc.title |
Os números racionais e o uso da calculadora comum em sala de aula |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |