Resumo:
O ensino de química está cada vez mais, buscando-se trabalhar os conteúdos da disciplina na perspectiva cotidiana do aluno, usando exemplos que possam ser observados no seu cotidiano e o meio social que sua escola está inserida, visando assim um meio para uma melhor compreensão. Busca-se a utilização de novos métodos de ensino exige o professor a incorporação de novas propostas metodológicas de ensino, bem como a utilização de recursos e estratégias didáticas pedagógicas, para tornar as aulas de química mais dinâmica e motivadoras, promovendo assim uma aprendizagem mais significativa. Neste contexto o objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar uma proposta de ensino com o uso de alguns recursos audiovisuais como ferramentas auxiliares no processo de ensino dos conceitos científicos de gases, utilizando como tema gerador a poluição atmosférica. A proposta foi executada na perspectiva do enfoque CTSA. A pesquisa foi realizada em uma Escola Pública estadual do município de Queimadas-PB. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa. O público alvo foram trinta e um estudantes (31) estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários para verificar a avaliação da proposta didática apresentada. Os resultados obtidos foram sistematizados e apresentados em gráficos e quadros, discutidos e interpretados a luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a proposta didática foi bem aceita pelos alunos, favorecendo as relações professor aluno, motivando- os no processo de ensino e aprendizagem e despertou interesse pelo estudo da disciplina de química.
Descrição:
BARROS, A. P. M. Enfoque CTSA no processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica: Elaboração e aplicação de uma proposta didática para ensinar o conteúdo de gases. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.