Resumo:
O objetivo deste estudo foi identificar e discutir sobre o Corpo na Base Nacional Comum Curricular – BNCC na segunda versão, no conteúdo Danças na Educação Física, a partir de seus objetivos de aprendizagem apresentados no documento, do ensino fundamental ao ensino médio. O estudo de natureza qualitativa do tipo pesquisa documental. A BNCC foi fonte de produção de dados, documento de domínio público. Embora em nenhum dos níveis de ensino, nos objetivos de aprendizagem das danças na área da Educação Física, a palavra Corpo tenha sido explicitada (de forma nominal), o estudo não pode afirmar que não esteja presente em sua análise, como o corpo revela-se na BNCC no conteúdo danças na Educação Física. Sugere-se que a partir deste estudo outras pesquisas possam ser realizadas e fortalecer os estudos sobre o Corpo na Educação Física, bem como, o desdobrar da intervenção pedagógica a partir da BNCC, no sentido de explorar, discutir, refletir e apontar aspectos didático- pedagógicos na tematização das práticas corporais pela Educação Física.
Descrição:
SANTOS, M. da P. C. As danças na Educação Física: Refletindo sobre o corpo na segunda versão da Base Nacional Comum Curricular. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.