Resumo:
Este trabalho tem por objetivo investigar a presença da Matemática Financeira na Licenciatura em Matemática. Com a globalização e a modernização da sociedade, é cada vez mais necessário fazer planejamento financeiro, visando à segurança e estabilidade econômica dos indivíduos, das famílias e até mesmo de empresas. Movidos pela indagação sobre como anda a educação financeira em nosso país, investigamos como tem se dado o ensino de matemática na educação formal. Constatamos, assim, que esse conteúdo não é ensinado de forma interativa e contextualizada em qualquer dos níveis de ensino, e isso, ainda segundo nossa investigação acadêmica, se deve ao fato de muitos professores ensinarem de forma superficial e sem muita objetividade, desde o ensino fundamental até a universidade, criando um círculo vicioso que atravessa gerações. A pesquisa foi baseada num questionário formado por 5 questões abertas e semiabertas aplicadas a professores de matemática e alunos da licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Submetidas as respostas a uma análise estudada, concluiu-se que os professores e alunos da licenciatura possuem sim conhecimentos em conteúdos de Matemática Financeira, porém sem aplicação em seu cotidiano, o que nos diz se tratar de um conhecimento vazio e sem porquê. Com isso, sugere-se que sejam abertas novas discussões acerca do tema nas Licenciaturas em Matemática, de modo que o conteúdo passe a ser trabalhado com mais atenção e qualidade, deixando de ser aplicado tão somente como complemento básico nas grades curriculares.
Descrição:
ARAÚJO, J. J. A. de. A presença da Matemática financeira na formação dos professores de Matemática. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemátiica)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.