dc.contributor.author |
Albuquerque, Ivnna Lissandry Temóteo de |
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dc.date.accessioned |
2013-08-13T13:34:03Z |
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dc.date.available |
2013-08-13T13:34:03Z |
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dc.date.issued |
2013-08-13 |
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dc.identifier.other |
CDD 657.45 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1548 |
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dc.description |
ALBUQUERQUE, I. L. T. de. A importância da auditoria interna no departamento pessoal: um estudo de caso no Supermercado compreMAIS na cidade de Campina Grande - PB. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A concorrência deixou as organizações mais convencidas que elas precisavam mudar o seu jeito de ver o mercado e tudo o que nele estava inserido. Com a necessidade de melhorar o seu controle interno e de reduzir os seus gastos com possíveis ações trabalhistas existentes foi que a auditoria no departamento pessoal surgiu. Diante disso, o presente estudo tem o objetivo de mostrar a importância da auditoria interna no departamento pessoal do Supermercado compreMAIS, situado na cidade de Campina Grande – PB, a fim de evitar multas em uma possível fiscalização do Ministério do Trabalho.Foram aplicados métodos procurando avaliar se as rotinas, no setor pessoal, exigidas pela legislação trabalhista estavam sendo cumpridas pela empresa. O trabalho contemplou uma pesquisa bibliográfica, assim como um estudo de caso. Para atingir o objetivo proposto foi feita uma revisão teórica, a fim de embasar a importância da auditoria interna. Em seguida, depois de feito o estudo no departamento pessoal do supermercado citado, ficou constatado que a empresa possui algumas irregularidades no setor, tais como: falta de exame médico, contrato de trabalho de três funcionários, foto 3x4 e documentos básicos. Foram também sugeridos alguns pontos importantes, como: adoção da realização do exame médico admissional e periódico; verificar os livros de registros de empregados para constatar a falta de documentos e manter as informações sempre atualizadas, a fim de evitar futuras ações trabalhistas. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Sidney Soares de Toledo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Auditoria Interna |
pt_BR |
dc.subject |
Departamento Pessoal |
pt_BR |
dc.subject |
Rotinas Trabalhistas |
pt_BR |
dc.title |
A importância da auditoria interna no departamento pessoal: um estudo de caso no Supermercado compreMAIS na cidade de Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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