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Políticas e práticas da educação infantil no Brasil

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dc.contributor.author Santos, Gerlane Silva dos
dc.date.accessioned 2018-03-01T17:17:07Z
dc.date.available 2018-03-01T17:17:07Z
dc.date.issued 2017-10-03
dc.identifier.other CDD 370.543
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15501
dc.description SANTOS, Gerlane Silva dos. Políticas e práticas da educação infantil no Brasil. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Básica constitui-se da Educação Infantil até o Ensino Médio. A forma de ministrar esse ensino, deve estar voltada para a realidade da vida do educando, oferecendo-lhe possibilidades para que ele possa progredir em sua vida profissional e acadêmica. É de suma importância, para o sucesso do discente, que sua educação comece a ser bem trabalhada, desde os primeiros passos na escola. Na Educação Infantil, ressalta-se o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, no Ensino Fundamental, visa-se a continuidade do desenvolvimento da aprendizagem, esperando que, em seu término, o aluno já tenha obtido total domínio da leitura, da escrita e do cálculo. O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica, e o educando, no final dessa etapa, precisa estar preparado para o trabalho e para iniciar seus estudos em nível superior. Faz-se necessário que, para que se obtenha esses resultados no final do Ensino Médio, haja um processo de construção do conhecimento muito bem trabalhado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Ao se falar em Ensino Fundamental, ressalta-se aqui a importância das séries iniciais, do 1º ao 5º ano. O pedagogo inclui-se com grande importância nesse processo de desenvolvimento da aprendizagem escolar, pois ele atuará, direta ou indiretamente, com o discente, seja como professor em sala de aula, como supervisor escolar, como coordenador educacional, ou até mesmo como gestor escolar. Atuando em qualquer dessas funções citadas, o pedagogo será protagonista na organização do fazer escolar pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Pedagogo pt_BR
dc.subject Construção do conhecimento pt_BR
dc.title Políticas e práticas da educação infantil no Brasil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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