UEPB - Repositório Digital

A inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular na educação no Brasil: Uma revisão da literatura recente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Matos, Valmira Celestina da SIlva
dc.date.accessioned 2018-03-01T21:26:27Z
dc.date.available 2018-03-01T21:26:27Z
dc.date.issued 2017-12-15
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15516
dc.description MATOS, V. C. da S. A inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular na educação no Brasil: Uma revisão da literatura recente. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem por objetivo apresentar a importância da educação inclusiva para as pessoas com deficiência no ensino regular brasileiro através de uma revisão de literatura sobre a educação inclusiva apontando as principais dificuldades encontradas para a inclusão social e a educação como direito de todos. Nesse sentido, a metodologia adotada partiu de autores como Silva (1987), Fonseca (1991) e Marques (1997) entre outros, fundamentado em revisão literária buscamos o entendimento da atual situação da inclusão de pessoas com deficiência no cenário brasileiro. A inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular é um processo que exige compreensão e respeito, tanto das instituições de ensino quanto dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizem que trabalham com alunos, não é fácil educar crianças com deficiência, entretanto, não podemos deixar que as dificuldades que existem no espaço físico da escola e/ou as limitações da criança deficiente afetem a aprendizagem do aluno. Ressaltamos que, a inclusão é uma temática muito discutida pela sociedade e na escola atual, sendo assim, configura-se como um tema em processo por metodologias eficientes para obter uma melhoria na inclusão de alunos com deficiência nas escolas públicas de ensino regular. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Deficiência pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Ensino regular pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.title A inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular na educação no Brasil: Uma revisão da literatura recente pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta