Resumo:
Esse trabalho foi realizado com a finalidade de observar quais vantagens e desvantagens são obtidas com a utilização da Calculadora aliada aos Jogos Matemáticos como instrumento de aprendizado nas aulas de Matemática. Teve como objetivo geral utilizar à calculadora e os jogos matemáticos em atividades durante o processo de ensino-aprendizagem de Matemática numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Durante a pesquisa, realizamos atividades com 30 alunos matriculados em uma escola na rede estadual de Serra Branca no estado da Paraíba. A metodologia utilizada foi a aplicação de quatro jogos matemáticos que empregavam a calculadora como recurso necessário para atividade. Os resultados satisfizeram os objetivos almejados na pesquisa, os quais sugerem que o uso da calculadora nos jogos matemáticos, foi relevante para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
Descrição:
LIMA, J. L. D. de. A calculadora aliada aos jogos matemáticos: Um estímulo à Matemática no Ensino Fundamental. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.