Resumo:
Sabemos que não é de hoje que na resolução de problemas de aplicações para certos conteúdos matemáticos, inúmeras dificuldades são encontradas durante esses ensinos, principalmente quando relacionamos esse ensino com a importância das interpretações de gráficos de funções. É visível a dificuldade encontrada pelos alunos do Ensino Médio na representação gráfica da função quadrática. Mas em fim, quando utilizamos ferramentas que nos dão suporte para um melhor ensino-aprendizagem, podemos a partir daí observar uma melhora na compreensão desses conteúdos. O objetivo geral de nossa pesquisa foi resolver problemas de aplicações com funções quadráticas utilizando o aplicativo Winplot para melhorar o ensino e aprendizagem. Essa pesquisa tem como objetivos específicos Identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre Funções do 2º Grau; Identificar a familiaridade dos alunos com aplicativos matemáticos; Refletir sobre situações positivas ou negativas no ensino e aprendizagem dessas funções utilizando o aplicativo Winplot; Desenvolver o raciocínio lógico dos alunos na interpretação gráfica da função quadrática para resoluções de problemas de aplicações. A metodologia desenvolvida nessa pesquisa se deu através dos fundamentos de metodologia científica das autoras Lakatos e Marconi, 2003. Esse Trabalho foi realizado entre outubro e novembro de 2017, em uma turma do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, em Campina Grande-PB. Os resultados obtidos mostraram um melhoramento na aprendizagem dos alunos a cerca da compreensão gráfica da função quadrática utilizando o Winplot para resolução de problemas de aplicações.
Descrição:
LOURENÇO, J. D. M. O uso do aplicativo Winplot para resolver problemas de aplicação sobre a função quadrática. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.